segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Idéias de Releituras

Não poderia deixar de fora a aula de Artes Visuais. Embora já tenha algum conhecimento sobre o assunto (devido a minha primeira formação), a idéia trazida pela professora de releituras foi interessante: ela mostrou uma obra de Portinari, da série Os Retirantes, e disse que gostava muito de fazer com seus alunos releituras fotográficas. Os alunos se caracterizavam como os personagens da tela e faziam a pose e ela tirava uma foto. Já fiz alguns exercícios de "pose para foto" com os alunos, mas trabalhando teatro (ocupação do espaço, distribuição harmônica da cena, etc). Nunca pensei nesta possibilidade para uma releitura de obra). Aliás essa é uma ótima alternativa para sair da "mesmice nas aulas", pois é uma "técnica" que demanda quase nenhum material (maior dificuldade encontrada para fazer coisas diferentes nas aulas de Artes, fugindo do desenho)

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Organizando o blog

Lendo os tutoriais preparados para este semestre, descobri que dava para organizar melhor o blog. No semestre passado tive uma tarefa onde tinha que realizar postagens sobre cinco assuntos diferentes todos os dias. Coloquei o tema que havia escolhido no título das postagens, com a preocupação de que os tutores conseguissem visualizar facilmente sobre que assuntos eu estava falando. Depois de ler o tutorial para as anotações deste inventário, aprendi que posso organizar isto nos marcadores de postagem. Não tive dúvida: voltei ao meu outro blog e organizei tudo por assuntos. Mágica: clicava em um marcador e apareciam todas as postagens referentes àquele assunto. Ficou bem melhor!

Nova forma de pensar histórias

Ontem a aula de literatura abriu meus horizontes. A professora falava sobre as formas de contar histórias. Sempre contei histórias para os meus alunos usando as imagens do livro. Mesmo quando utilizava algum recurso diferente (tv didática, avental, etc) utilizava as imagens do livro. A professora falou sobre colecionar imagens. Fazer um acervo com TODOS os tipos de LUGARES, TODOS os tipos de PESSOAS, TODOS os tipos de ANIMAIS, etc. E contar as histórias com estas imagens. Me chamou muito a atenção a fala dela: "se vocês contarem as histórias somente com as ilustrações dos livros, a princesa vai ser sempre loira de olhos azuis, e aquela minha aluna negra também precisa acreditar que ela é uma princesa, imaginar-se princesa". Para formar leitores precisamos fazer os alunos imaginarem.