segunda-feira, 21 de julho de 2008

Espaço e forma

Nunca sabia dizer ao certo se exercícios de localização espacial (dentro/fora, na frente/atrás, em cima/embaixo, etc.) Faziam parte de matemática ou de estudos sociais. Descobri durante este semestre que a noção de tempo e espaço faz parte das duas disciplinas! Incrivel como tudo se integra. Foi maravilhoso estudar esta temática sob o enfoque da matemática e dos estudos Sociais.

Estudos Sociais

Investigar o que nossos alunos entendem sobre a sociedade em que vivem e trazer elementos que confrontem suas hipóteses. É isto que propõe Maria Aparecida Bergamaschino texto indicado como leitura para a primeira atividade de Estudos Sociais do semestre. Enfim compreendi o propósito da tão popular ordem: eu, família, bairro, cidade, estado, país, etc. Estudos Sociais servem para compreender a sociedade em que vivemos. Quando pequena a criança enxerga apenas a si mesma, não tem a visão do outro. Sua proxima sociedade será a família e a escola, e assim ela irá ampliando seu conhecimento. Como é que a gente não consegue compreender coisas tão simples se não lemos a respeito...

Escrita colaborativa

Infelizmente meu grupo não interagiu muito no texto. Não cheguei a ter a experiência de mudarem o que eu escrevi (seria um outro aprendizado, nunca fui muito aberta a trabalhos em grupo, confesso. Sempre preferi fazer sozinha...), mas interferir no texto de alguém também foi uma experiência desacomodadora. O que será que meu colega vai pensar? Será que não vai gostar? Enfim, muito estranho... No final até que o texto ficou interessante.

Frações

A unidadede estudo sobre frações me trouxe um aprendizado pessoal. Digo pessoal porque como trabalho com educação infantil, nunca cheguei a trabalhar este conteúdo com os alunos (e sempre pensei que nunca iria fazê-lo). Pra ser sincera não gosto muito dos números, mas tenho certeza de que isto se deve as lacunas em meu aprendizado em matemática. Que vergonha dizer que não sabia por que pode-se "simplificar" determinadas frações, mas fazer o que, ninguém nunca havia me mestrado no concreto... Quando vi as figuras no site da disciplina a ficha caiu... Tão simples assim?! Mais uma vez, que vergonha...

domingo, 20 de julho de 2008

Classificação e seriação

Nas atividades de classificação e seriação em matemática aprendi a importância deste tipo de atividade com os alunos. Classificra e seriar é a base da matemática. Embora já classificasse os brinquedos com os alunos na hora de guardá-los, passei a questioná-los em outros momentos, enquanto brincavam, instigando seu pensamento. Nem todos alunos ajudam a guardar os brinquedos (são muito pequenos, nem posso exigir isto deles), portanto percebi a importância de fazer cada um pensar sobre classificação. Agora classificamos os brinquedos também durante as brincadeiras (converso individualmente), por cor, por material, por tamanho, etc.

Tempo e espaço

Achei maravilhosos os dois capítulos do livro sugerido pela professora de Estudos Sociais, que falavam sobre a construção da noção de tempo e espaço. Aprendi principalmente quanto a construção da noção de tempo. Nunca tinha parado para pensar sobre como meus alunos elaboravam isto, simplesmente sabia que "não tinham muita noção de tempo". Com o estudo do texto pude perceber como auxiliá-los nesta construção. Como são muito pequenos tem condições de entender apenas o "antes" e o "depois". Passei a nomear as ações que acontecem durante a rotina do dia para que eles começassem a adquirir esta noção, dizendo por exemplo vamos para a pracinha "depois" do lanche, ou almoçamos "antes " de ir dormir.

Balance

Que vídeo maravilhoso!!! Quanto a trabalhar com os alunos... Pensar o equilíbrio de nosso planeta a partir do equilíbrio do planetinha mostrado no vídeo foi um exercício bem interessante. A partir de então me dei conta: quanta coisa legal a ser explorada no youtube que pode ser usada com os alunos. O trabalho de TICS com vídeos na sala de aula só veio a confirmar esta nova aprendizagem.

Plano individual de Estudos

Posso dizer que ao elaborar o plano individual de estudos aprendi a estabelecer objetivos a curto prazo. Nunca tinha realizado o exercício de estabeler metas de estudo a curto prazo, muito menos de estudo autodidata. Já estou colhendo alguns frutos das metas estabelecidas, e pretendo elaborar outros planos...

Software educativo

Realizando o estudo sobre os softwares educativos, aprendi muito com o texto "Classificação de softwares educacionais" (Fábia Magali Santos Vieira). Apesar de perceber diferenças de estilo entre os softwares, nunca tinha parado para classificá-los, nem imaginava que haviam nomenclaturas específicas para cada tipo de software. Com a leitura do texto não só aprendi a diferença entre os softwares, como também compreendi que cada estilo tem muito a ver com as concepções de aquisição do conhecimento (ex: exercício e prática - behaviorismo, modelagem - interacionismo).

Aula presencial

Na nossa primeira aula presencial de Ciências o professor Maurício falou algo que me chamou muita atenção: "Ciências é uma disciplina em que o aluno já possui conhecimentos oriundos de sua vivência". Temos que aproveitar estes conhecimentos já existentes! Que criança já não viu o seu animalzinho ter filhotes, a barriga da mamãe crescer esperando um irmãozinho, o sol nascer e se pôr e a sua sombra aumentar e diminuir durante o dia, etc.? Muitas vezes queremos ensinar uma experiência legal que vimos em um livro e esquecemos de aproveitar as situações do cotidiano, que nossos alunos vivenciam dia-a-dia, para ensinar Ciências, esta disciplina tão prática.