domingo, 19 de setembro de 2010

Conceitos - semestre 3

Dando continuidade à retrospectiva de minhas aprendizagens, dedico esta postagem a retomar alguns conceitos adquiridos durante o 3º sem do curso que realmente foram importantes para mim, modificando minha prática docente e forma de pensar.
Na disciplina de literatura infantil posso identificar vários redirecionamentos no meu pensamento. Sobretudo o que mais me marca é o registro sobre a qualidade dos textos. Após aquela riquíssima disciplina minhas contações de histórias para os bebês e crianças pequenas da escola infantil em que trabalho contemplam mais textos voltados à faixa etária e com leitura na íntegra. Antes eu apenas mostrava as figuras e "abreviava" a história, contando com minhas palavras ou comentando as figuras. Também faço isto ainda (até porque a quantidade de livros direcionados aos pequeninos não é muito grande), mas estou sempre em busca de histórias voltadas à faixa etária e consigo alternar as duas formas de contar, assegurando o contato não só com o livro/objeto, mas com a linguagem literária, que é completamente diferente da linguagem do dia-a-dia.
Também a disciplina de música marca a minha trajetória com redirecionamentos. Apesar de ter conhecimento anterior (pois havia cursado alguns semestres de música na UERGS) a disciplina do PEAD fez-nos refletir sobre a construção do "gosto musical" e do quanto a mídia influencia isto. Depois desta discussão, entendo a "falta de gosto" de que tanto nos queixamos (não quero parecer preconceituosa...) de outra forma. Empenhar-se em procurar outros gêneros, outras músicas, e à medida que as crianças conseguem ir fazendo uma escuta apreciativa, comentar sobre o que se ouve, é necessário para desenvolver o senso crítico, e não apenas "engolir" o que a mídia nos empurra. Não é simples, mas é nosso trabalho como professores contribuir com a educação musical de nossos alunos, tão esquecida na escola hoje.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Iniciando a retrospectiva...

Vai dar um trabalho danado, mas é muito interessante a proposta do Seminário Integrador para este semestre. Hoje me dediquei à leitura do material de meu primeiro semestre de curso (que na verdade é o semestre II, já que ingressei na segunda "leva" do PEAD). Tive que ir até o meu primeiro blog, antes do "peadportfólio" (pois o Portfólio de Aprendizagens foi introduzido somente no semestre 3) Em meu primeiro blog a primeira coisa que observei foi a diferença entre as postagens antigas e as atuais. Antes do trabalho do seminário integrador no 3º semestre sobre as postagens a respeito de APRENDIZAGENS, minhas postagens eram sobre assuntos gerais, coisas que me chamaram a atenção naquele período em que devia realizar as postagens, mas não sobre aprendizagens geradas pelas interdisciplinas. Para resgatar verdadeiramente estas aprendizagens precisaria retornar ao webfólio do Rooda e relembrar os trabalhos das interdisciplinas. Hoje, depois do trabalho com o blog/portfólio durante todo este tempo, consigo perceber a importância desta atividade que realizamos.
Lembro que no início do semestre 3, quando foi lançada a proposta do portfólio (e durante alguns semestres que se passaram, até que conseguisse compreender esta importância) eu achava muito chato ter que ficar "pensando o que eu aprendi". A exigência de uma postagem semanal soava como se tivesse que ficar "inventando" coisas aprendidas. Na verdade não existia um costume de pensar sobre as aprendizagens adquiridas. Em toda minha trajetória como estudante (no ensino fundamental, médio e em meu primeiro curso de graduação antes do PEAD) a sistemática era ler, resolver exercícios, fazer provas... O cérebro "deletava" as informações desnecessárias (ou "arquivava" as não usadas) mas nunca havia feito o exercício de pensar sobre o que determinado texto modificava em meu próprio pensamento, em minhas estruturas cognitivas. Vejo que neste sentido aprendi muito durante o curso. Aprendi uma nova forma de estudar e de aprender.