Como ingressei na segunda "leva" do PEAD, meu primeiro semestre foi "diluído" nos demais. Analiso então outras construções do 3º semestre - que penso ter sido muito importanto pois é a partir dele que começo minhas postagens com mais conteúdo, explicitando os argumentos e evidências das aprendizagens.
É no 3º semestre que inicio minhas construções quanto a projetos de aprendizagem. Registro no blog duas postagens a este respeito no período onde percebo o início de uma mudança de pensamento e de uma construção: a possibilidade de aulas mais abertas à pesquisa e atuação direta dos alunos. A primeira postagem é sobre um projeto de Artes (onde começo a me dar conta de que as informações não devem ser "despejadas" mas que se pode dar a oportunidade para os próprios alunos buscarem. A segunda postagem já marca um redirecionamento ainda mais importante - aprendizagens sobre o uso das Arquiteturas Pedagógicas - onde começo a ter contato com idéia da descentralização do ensino da figura do professor.
Estas aprendizagens, aliadas às reflexões do mesmo período a respeito da forma de avaliação no PEAD (o blog, onde é o aluno que fala o que aprendeu) e sobre a educação à distância são o início de uma aprendizagem muito importante que vejo se consolidar, culminando no final do curso com meu estagio - possibilidades mais concretas de descentralização do ensino da figura do professor, alternativas ao problema da prática empirista da transmissão de conhecimento.
Fantástico poder analisar esta trajetória.
Um comentário:
Oi Jéssica!! Que legal essa reflexão. Que as aprendizagens contruidas sejam base para outras tantas. Abração!
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