quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Nova forma de pensar histórias

Ontem a aula de literatura abriu meus horizontes. A professora falava sobre as formas de contar histórias. Sempre contei histórias para os meus alunos usando as imagens do livro. Mesmo quando utilizava algum recurso diferente (tv didática, avental, etc) utilizava as imagens do livro. A professora falou sobre colecionar imagens. Fazer um acervo com TODOS os tipos de LUGARES, TODOS os tipos de PESSOAS, TODOS os tipos de ANIMAIS, etc. E contar as histórias com estas imagens. Me chamou muito a atenção a fala dela: "se vocês contarem as histórias somente com as ilustrações dos livros, a princesa vai ser sempre loira de olhos azuis, e aquela minha aluna negra também precisa acreditar que ela é uma princesa, imaginar-se princesa". Para formar leitores precisamos fazer os alunos imaginarem.

2 comentários:

Melissa disse...

Observação realmente fantástica. Lembro da primeira vez em que ouvi um história (e vi a imgem) em que a mocinha era feia, mas "linda" internamente. Me identifiquei muito com a história, sempre queria ouvi-la novamente.
E vc, já passou por algo parecido?

JessicA disse...

Quando eu era pequena, nas férias, minha tia que morava no RJ vinha para cá e ficava hospedada em minha casa. Ela dormia no meu quarto e costumava me contar histórias. Ela inventava na hora, mas a princesa tinha sempre o meu nome. Eu adorava as histórias dela...