quarta-feira, 26 de maio de 2010

Portfólio de Aprendizagens

Acho que finalmente consegui compreender a importância do portfólio de aprendizagens (no final do curso... que vergonha!). Dia destes, enquanto dirigia, estava pensando em uma das aprendizagens que registrei em meu portfólio (sobre o trabalho a experiência sensorial com os cheiros) e sobre o quanto aquilo havia sido significativo para mim. Comecei a refletir sobre meu estágio, sobre o conhecimento que eu possuia sobre a faixa etária com a qual trabalho, e me questionava: "em que momento aprendi isto?", pois há concepções que parece que temos desde sempre, mas na verdade não foi sempre assim... Me lembrei da percepção que tive sobre a pós graduação em Psicopedagogia Institucional que fiz, que considerei como fraca (talvez preconceito por ser à distância, mas um à distância bem diferente do PEAD - eram videoaulas), e e lembro de comentar com minhas colegas, depois da prova final do curso, que os conhecimentos que eu tinha adquirido não foram no curso de Psico, pois enquanto eu fazia a prova me lembrava de coisas que tinha aprendido no curso da Feevale, na UFRGS, na UERGS... Hoje, refletindo sobre isto, consigo entender que, como sempre estudei várias coisas ao mesmo tempo (desde o tempo do Magistério - fazia Magistério e tecnico em Música, depois fiz Artes na Feevale e Música na UERGS ao mesmo tempo. Quando terminei o curso de Artes iniciei a Pedagogia enquanto ainda fazia Licenciatura em Música, daí tranquei a Música e fiz Psicopedagogia e Pedagogia concomitantemente...), não havia como separar - isto aprendi na Feevale, isto aprendi na UFRGS, isto na UERGS... as aprendizagens se fazem das reflexões provocadas pelo nosso entorno. Não posso dizer que não aprendi muita coisa no curso de Psicopedagogia, apenas não me lembro quais foram as aprendizagens daquele período, mas elas hoje fazem parte da profissional que sou e de tudo o que penso sobre a educação. O Portfólio de aprendizagens ajuda a situar nossa caminhada enquanto estudantes. Ao lê-lo nos damos conta de como pensávamos e como passamos a pensar.
Esta semana, em visita a casa da minha mãe, encontrei uns cadernos velhos do Magistério (didática da linguagem), e fiquei fascinada ao poder mergulhar, lendo o que havia escrevido, no meu crescimento. Foi impressionante ver a adolescente aspirante a professora que fui - com minhas concepções pedagógicas pouco aprofundadas - e comparar com a profissional que hoje sou. Lamentei não ter aprendizagens registradas em meu portfólio a respeito de todas as disciplinas do PEAD.

EM CONSTRUÇÃO

Nenhum comentário: