sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Reflexões Semestre 8

A aprendizagem que regeu o semestre foi a organização do espaço na educação infantil. Pude perceber o espaço como um educador auxiliar (Barbosa; Horn), rompendo com antigos conceitos do espaço como apenas atraente.
Nesta direção, aproveitar todos os espaços disponíveis na escola (internos e externos) foi valiosíssimo. Eu que antes ficava muito restrita à sala de aula e as rotinas pude modificar alguns conceitos. Por falar em rotinas, a leitura do livro de Barbosa durante este semestre (Por Amor e por Força: Rotinas na Educação Infantil) aliada às práticas e provocações da professora e tutora me permitiu ver esta rotina de uma forma mais madura. O conceito de rotina flexível, antes apenas no plano das idéias, nunca vivenciado em todo o seu sentido, finalmente foi vivo para mim, uma vez que durante o estágio me permiti modificar drasticamente algumas rotinas de minha turma para atender as necessidades das crianças. Esta experiência foi libertadora, pois uma vez vivenciado o conceito de rotina flexível, ele se tornou aprendizagem prática.

Nenhum comentário: