sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Reflexões Semestre 9

No último semestre do curso tive o privilégio de poder fazer meu TCC em algo que sempre esteve muito presente em minhas vivências, inclusive no período de estágio. As relações entre professoras e auxiliares (uma realidade de sala de aula completamente do ensino fundamental, cuja maioria das formações para professores não contempla). Já havia observado nos anos de trabalho que tenho na educação infantil que as auxiliares (na rede em que trabalho) ficavam sempre mais envolvidas com as questões de cuidado (higiene e alimentação) e as professoras com "a parte pedagógica". Desvendar esta trama de relações e perceber o por quê destas práticas foi muito significativo, pois aliando estas problematizações a leitura me deparei com coisas que nunca havia imaginado.
Além disto, estudar Foucault quase que de forma independente (pois a compreensão dos conceitos do autor eram indispensáveis para a pesquisa se quisesse utilizá-lo como referencial) me fez ver o quanto a educação a distância me deu independência. O aprendizado durante o curso (de encontrar na internet fontes confiáveis, saber selecioná-las, ir em busca da informação) foi essencial para que isto se concretizasse.
Terminei o semestre com algumas respostas e novas perguntas - felizmente, pois continuar estudando faz parte dos meus planos.

Nenhum comentário: