domingo, 25 de novembro de 2007

Histórias infantis

Durante as ultimas semanas estávamos nos organizando para a contação de histórias presencial. Lembro-me que na primeira aula presencial de literatura a professora Gládis falou sobre saber escolher os textos das histórias que contaríamos em sala de aula e saber argumentar com a escola no momento em que são comprados os livros o porque de queremos ou não determinadas obras. Sempre tive uma certa "implicância" com aquelas maletinhas de livros (aquelas que tem um tema e vem 10 livros, geralmente 10 reais), pois achava as histórias pobres, mas nunca parei para analisar melhor o caso. Durante a escolha da história para a contação fui procurar na biblioteca de minha escola um livro que tivesse uma história legal. Queria uma história que divertisse e tivesse um texto rico e não meramente "educativo". Fiquei bastante espantada ao perceber que a grande maioria dos livros da biblioteca de minha escola de Ed. Infantil não eram de qualidade. Haviam muitos daqueles das maletinhas (sobre animais, cores, formas, etc.). Coleções para ensinar comportamento (Luísa fala palavrão, etc.), para falar sobre as diferenças (meu amigo Down). Não que este tipo de livro não possa ser usado com algum propósito na escola, mas pelo que temos aprendido, creio que eles não cumprem o objetivo de FORMAR LEITORES. Lembrava de um livro que tive quando era criança que tinha uma história maravilhosa - "A história do Galileu" (Ziraldo), mas não consegui resgatar o livro. Acabei encontrando uma história boa na casa de minha tia. Fiquei triste com a falta de qualidade literária da biblioteca de minha escola, mas gostei do exercício de analisar os livros. As vezes levamos livros para nossa sala de aula sem este olhar crítico e acabamos desinteressando nossos futuros leitores sem nem nos darmos conta do porquê.

Um comentário:

elisabetebceron disse...

Jessica!
É bom termos este olhar crítico,quando estamos planejando as nossas aulas pois este é um meio pelo qual se busca uma aprendizagem de qualidade.Basta nós educadores estarmos atento que tipo de alunos queremos formar.
Beijos!!