domingo, 4 de novembro de 2007

Sonhos

Ultimamente, desde que tenho trabalhado com os adolescentes, ficava muito frustrada pela ausência de objetivos deles dentro e fora da escola, a ausência de sonhos a respeito da vida toda que têm pela frente... No entanto, a explicação que eu encontrava para tal fato era a realidade social deles, ausência de oportunidades e de incentivo da família. Lendo o fórum dos sonhos me dei conta da diferença que eu, como professora, posso fazer em suas vidas. Para muitas das colegas isto pode parecer obvio, e com uma turma de pequenos, onde há apenas uma professora titular da turma, realmente é. A partir da 5ª série, quando não temos mais tantas horas de contato com os alunos, esse vínculo se perde, e não nos sentimos mais tão responsáveis pelos sonhos e expectativas dos alunos, pois estamos preocupados em "vencer o conteúdo" (tenho só 2 períodos com cada turma em que entro). Parece que "os outros professores podem fazê-lo". Na verdade sei que não irão. Começo a pensar em minha responsabilidade, ao invés de apenas culpar o sistema...

Nenhum comentário: