domingo, 28 de outubro de 2007

Produção musical em minha cidade

Confesso que quando li a atividade de música sobre o levantamento da produção cultural na cidade fiquei pensando: "nossa, em minha cidade não há nada..." Mas logo vi que me enganei.

A banda que entrevistei conheci por intermédio do meu irmão (o guitarrista é amigo dele). Pesquisando no orkut, internet, logo descobri que há mais algumas em Sapiranga, só que não são muito divulgadas (bandas de rock e estilo “bailão”, em sua maioria). A maioria delas tem apenas cd´s demo gravados. Percebo que a produção musical local não é muito divulgada. Nunca vi divulgação dos cd´s das bandas da cidade na loja que costumo ir aqui em Sapiranga (e é a maior loja de cd´s daqui). Há poucos dias houve um show com algumas bandas da cidade no Centro de Cultura daqui (o evento foi denominado Encontrarte, e foi divulgado com cartazes nas escolas e em alguns pontos comerciais da cidade). Mesmo assim, acredito que a maioria da população sapiranguense não conhece (assim como eu não conhecia) a produção musical do município (até porque quando uma banda se apresenta em algum evento, dificilmente diz qual é a sua cidade de origem). Aprendi através da atividade que minha cidade tem sim uma produção musical bastante movimentada , e que isto pode ser trabalhado com os alunos, afinal é muito melhor quando podemos trazer para a sala de aula músicos com quem os alunos podem ter contato do que trabalhar só quem está longe. As crianças precisam sentir que fazer música é coisa de pessoas reais, que tem uma vida como elas, e não só de gente famosa.

Nenhum comentário: