sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Cantando com os pequenos...


Dando seguimento ao meu projeto de arte com os pequenos, além das atividades de prática artística, esta semana mostrei a obra "Os Girassóis" de Van Gogh. Conversamos sobre as cores (o amarelo é predominante...) e me lembrei da música "O Girassol" (Toquinho e Vinícius de Moraes). Cantei para eles, me pediram para repetir várias vezes até conseguirem cantar algumas partes junto comigo. Fiquei fascinada com duas meninas (elas tem 2 anos e meio) "procurando" as notas mais agudas. Há uma parte da música em que a melodia sobe bastante, ficando bem mais aguda do que no início. A maioria das músicas do cotidiano escolar (a dona aranha, atirei o pau no gato, borboletinha, e muitas outras) permanecem sempre na mesma região tonal, ficam em uma zona não muito grave nem muito aguda. Esta música diferenciou-se do que estavam acostumados, e vi as meninas de que falei fazendo sons bem agudos "procurando" a nota que eu estava cantando. Me dei conta de o quanto é importante variar as melodias, proporcionando coisas diferentes, mesmo quando as crianças nem conseguem ainda cantar uma música inteira. Não é a toa que muitos de nossos adolescentes (e depois nós, adultos) "falam" as músicas, e não cantam explorando todo o potencial de sua voz. Talvez tenha faltado apenas estímulo.

Nenhum comentário: