quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Mais idéias de releituras

Estou desenvolvendo um projeto de Artes com meus alunos do maternal 1. Comprei recentemente um livro maravilhoso com sugestões de atividades para crianças pequenas (Iniciação à arte para crianças pequenas - Maryann F. Kohl, Renee Ramsey e Dana Bowman - Artmed). Adorei porque as atividades focam o processo, e não o produto, o que eu acredito que é de suma importância para as crianças pequenas (que não tem condições de fazer obras belíssimas como os adultos gostariam de ver). Bem, o fato é que pensei inicialmente neste projeto em fazer atividades de arte processual e mostrar algumas obras famosas com as quais os alunos conseguissem estabelecer algum tipo de identificação, mas jamais pensei em releitura, em função da idade de meus alunos (entre 1 ano e meio e dois anos e meio), pois eles não conseguem nem representar através do desenho ainda, fazem apenas garatujas. Já havia escolhido algumas obras pra apresentar à eles (Os Girassóis de Van Gogh, por sua cor vibrante e tema simples, O Grito de Edvard Munch, pela sua temática de fácil entendimento e alguma obra ainda a escolher de Piet Mondrian, pelas cores e formas geométricas), mas iria apenas mostrar as imagens e conversar.
Como uma aprendizagem produz outra (
nosso cérebro é ativo, graças a Deus!), a idéia dada pela professora na aula presencial havia sido pensada por mim apenas para os alunos grandes (outra realidade com a qual também trabalho), mas quando fiz o meu plano desta semana deu um "click". Por que não fazer releituras desta forma também com os pequenos?
O que parecia antes impossível (pela incapacidade de representação gráfica das crianças), ficou fácil, quando mudei o pensamento do plano
da representação gráfica para a representação corporal. O resultado visual ficou MARAVILHOSO!!! Ainda vou realizar a atividade durante toda a semana e por enquanto as crianças estão vendo suas releituras apenas na tela da câmera digital. No final da semana vou passar pra um cd e levá-los para ver os seus GRITOS na sala de tv.

O GRITO - Edvard Munch O GRITO DA NATÁLIA O GRITO DO VÍTOR



O GRITO
DO GABRIEL

4 comentários:

Cris Simões disse...

Oi Jéssica!
Lindo, maravilhoso!
Parabéns, és muito criativa!
Cristiane

Unknown disse...

Eles devem ter adorado fazer esta releitura.
Bjo.

Silvana disse...

Oi Jessica, adooorei! Iniciei esse ano em Educação Infantil, porém meus alunos são maiores(5 anos), venho pensado muito nos últimos dias, pois tenho vários alunos que gritam o tempo todo. Muitas vezes, preciso fazê-los sentar pois o ambiente acaba se tornando muito agitado... Essa sua releitura e sugestão de livro vai me ser muito útil. Parabés, beijocas,
Silvana

Ana Tereza Moreira disse...

Muito interessante!!