domingo, 2 de dezembro de 2007

Projetos de Aprendizagem

Este ano foi a primeira vez que fui com uma turma de alunos à Bienal (meu primeiro ano de experiência como professora de Artes). Infelizmente nossa visita foi feita antes da elaboração do projeto de aprendizagem proposto na interdisciplina de Artes Visuais. Muito preocupada com a compreensão de meus alunos frente à Arte Contemporânea, acabei dando uma "overdose" de informações nas aulas anteriores a visita, retomando toda a história da arte e, o pior, com poucas imagens. Depois da construção do projeto me dei conta de que poderia ter ajudado-os a compreender a arte contemporânea mostrando-lhes apenas um ou dois artistas de períodos anteriores (que já prenunciavam mudanças na concepção de arte). Durante toda a construção do projeto pensava: por que não fiz isto com meus alunos? Bem, vivendo e aprendendo. Com certeza daqui a dois anos, na minha próxima visita a Bienal meu planejamento será diferente: menos "afobado" e levando mais em conta os conhecimentos anteriores dos alunos.

Um comentário:

angela disse...

Olá Jéssica! Meu nome é Ângela, sou educadora há 20 anos, e agora em 2009 estarei lecionando pela primeira vez para o maternal 1, quase tive um ataque cardíaco com a notícia, fiquei muito preocupada, pois embora tenha um filho com 2 anos e 8 meses, meu papel como educadora tem que diferenciar do papel de mãe, creio eu, pensei o que vou ensinar para esses bebês? quando encontrei o seu blog, fiquei muito feliz, PARABÉNS , você desenvolve um trabalho maravilhoso, tentarei utilizar muitas de suas idéias se você não se importar,o que me preocupa, é que na sala não haverá mesa, nem cadeiras, só um tapete, eles não querem que trabalhemos com papéis, o que você acha disso? Se tiver um tempinho gostaria de ouvir sua opinião. Um abraço! Professora Ângela.