Não estou querendo "puxar o saco", mas também tenho aprendido sobre avaliação com as práticas do PEAD. Muitos são os textos acadêmicos que falam sobre a dicotomia que existe entre como se quer que os professores do ensino fundamental e médio avaliem seus alunos e como estes mesmos professores são avaliados em seus cursos de formação. Sobre a concepção de escola que temos a partir do que vivenciamos como estudantes e as transposições que fazemos para nossa vida profissional. A respeito disto o PEAD tem sido inovador: a avaliação não se dá a partir de provas, onde os resultados finais prevalecem (como na maioria dos cursos de graduação), mas ao longo do processo de ensino-aprendizagem (acompanhamento de atividades, conversas e retomadas a respeito dos "erros", e uma reflexão sobre nossas próprias aprendizagens - com o portfólio). Durante o semestre recebemos comentários a respeito de nossos trabalhos, sobre o que pode ser aprimorado, o que está na direção certa, ao invés das tão populares "notas" - e elas não fazem a menor falta. Com toda esta vivência como estudante fica mais fácil pensar uma avaliação coerente com nossos alunos.
domingo, 9 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário