terça-feira, 18 de maio de 2010

Estágio, registros, reflexões...

Estou encantada com meu estágio. Por mais que habitualmente, enquanto professora, o planejamento e a reflexão seja uma prática já conhecida, fotografar as atividades tem sido uma experiência e tanto. A memória é algo que funciona muito melhor se encontrar pontos de apoio. Olhar as fotografias tiradas durante a semana facilita e enriquece a reflexão do trabalho realizado. Só que isto não acontece com qualquer foto. Como a maioria das fotos é tirada por mim (só peço ajuda das auxiliares quando tirar a foto atrapalha minhas intervenções), procuro clicar as descobertas, não são simples fotos, são momentos únicos. A partir desta prática pode-se inclusive pensar em um portfólio de aprendizagens para as crianças do berçário (que em minha opinião não encontra muito sentido em "trabalhinhos", já que nesta fase a descoberta não está no que fica no papel, mas na ação). Clicar o momento exato de uma descoberta não tem preço.
No caso desta reflexão, imagens valem mais do que mil palavras...

L* Analisando a fotografia impressa de uma criança. Descobrindo que imagens de pessoas podem estar no papel, e não apenas na realidade.





















L* Analisando as propriedades do material: mole, morno, grudento...















L* Testando as propriedades elásticas do material (o bambolê com as tiras de celofane, preso ao teto por um elástico grosso foi puxado por ela até chegar a sua boca) o sabor e a dureza do que analisava

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Jéssica!! Muito legal essa reflexão! Sugiro que possas resgatar alguns aspectos teóricos de piaget sobre o estádio sensório-motor para te auxiliar a pensar teoricamente essas tuas colocações. Abração!!