terça-feira, 27 de abril de 2010

Experiências sensoriais

Depois de olhar meu planejamento da terceira semana de estágio, onde inclui a exploração da visão e da audição com os bebês, a professora Gládis me sugeriu explorar também o olfato, muito esquecido na Educação Infantil. Sugeriu que eu pingasse essências nos objetos a serem explorados pelos bebês. Confesso que ao receber a sugestão resolvi incluí-la no planejamento mais para satisfazer a vontade de minha supervisora de estágio do que por empolgação própria, ou entendimento da importância deste trabalho. Hoje quando fui comprar as essências, ao cheirá-las, tudo mudou.
Depois de ir a alguns lugares sem encontrar, fui a uma farmácia de manipulação e a vendedora me ofereceu algumas opções. Primeiro me mostrou uns sachês (que originalmente serviriam para perfumar guarda-roupas, gavetas e coisas do gênero). Achei os cheiros muito parecidos (dava pra sentir a diferença entre um e outro, mas eles não contrastavam). "Olhei" (na verdade cheirei) os óleos essenciais (servem para ser aquecidos com água em aparelho próprio e perfumar o ambiente, mas posso pingar gotas do óleo em brinquedos que o absorvam. Cheirei um a um e fiquei fascinada com os cheiros diferentes (estes sim contrastavam). Tinha vontade de cheirar tudo de novo... Alguns cheiros traziam lembranças de coisas, de épocas, enfim, é uma experiência que é dificil explicar com palavras, foi muito sensorial. A partir daí percebi a importância de proporcionar esta experiência aos meus bebês (fiquei realmente com vontade de dividir este "prazer" com eles)afinal também construimos conhecimento sobre os cheiros...
Depois disso vou inclusive adotar este trabalho como prática. Comprei quatro essências (não eram muito baratas)e quero ir comprando mais aos poucos(talvez uma a cada mês...)para proporcionar variedade de cheiros a serem explorados. Surgiram muitas idéias...

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Jéssica!! Que experiência legal! Podemos pensar em cheiros mais baratos, sabonetes, por exemplo :)
Abração