Achei riquíssima a experiência com os bebês dos móbiles interativos, mas assim como o colocação dos móbiles por toda a sala causou uma modificação temporária prazeirosa, a retirada dos móbiles após cessar o interesse também foi importante. Adoro ouvir música na sala e tenho o cuidado de variar bastante o repertório, mas trabalho com minhas auxiliares algo que aprendi no curso de música: só existe música onde existe silêncio. No meio de barulho, música é só mais um ruído. Assim, cuido para que, quando está tudo muito tumultado, choros, irritação, ou mesmo muita conversa das auxiliares, desligo o som. Quando desligo vem aquela sensação de alívio.
Esta mesma sensação pude perceber ao retirar os móbiles. O trabalho com eles foi maravilhoso, mas, chegada a hora do almoço, as crianças já estavam cansadas, irritadiças, e o interesse pelos móbiles já havia cessado. A modificação do espaço novamente, causou uma sensação de "limpeza do ambiente", trazendo novamente a calmaria. Achei interessante pois na hora relacionei com a "poluição sonora" que tanto falo para minhas auxiliares.
Um comentário:
Oi Jéssica!! Interessante a tua aprendizagem do momento de retirar os móbiles a partir da reação das crianças. ABraços!!
Postar um comentário