Em primeiro lugar, ao realizar a síntese me deparei com o quanto perdi durante o semestre passado por ter deixado as coisas acumularem. Prometo a mim mesma que este semestre será diferente.
Felizmente, apesar de perdido, construí conhecimentos valiosos, como a questão das etapas do desenvolvimento da noção de espaço e tempo (que adorei estudar pois pude "ver" meus alunos-bebês durante as leituras). Foi ótimo estudar esta questão sob o enfoque não só dos estudos sociais como também da matemática, comprovando que nenhum conhecimento é estanque. Também foi enriquecedor estudar Ciências e ver quantas coisas práticas, do dia-a-dia dos alunos deixamos de trabalhar. Coisas estas que enriquecem as aulas e provocam encantamento, pois fazem a ponte entre a escola (conhecimento) e as vivências pessoais.
Felizmente, apesar de perdido, construí conhecimentos valiosos, como a questão das etapas do desenvolvimento da noção de espaço e tempo (que adorei estudar pois pude "ver" meus alunos-bebês durante as leituras). Foi ótimo estudar esta questão sob o enfoque não só dos estudos sociais como também da matemática, comprovando que nenhum conhecimento é estanque. Também foi enriquecedor estudar Ciências e ver quantas coisas práticas, do dia-a-dia dos alunos deixamos de trabalhar. Coisas estas que enriquecem as aulas e provocam encantamento, pois fazem a ponte entre a escola (conhecimento) e as vivências pessoais.
Um comentário:
Oi Jéssica, poder revisitar a síntese é termos oportunidade para tomarmos consciência do que conseguimos construir e dos caminhos que temos ainda para trilhar. Que esse semestre seja de muita tranqüilidade e novas aprendizagens. Abração, Sibicca
Postar um comentário