Ao estudar os textos para a atividade sobre Desenvolvimento Moral pude realmente constatar que os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão construindo as noções de justiça, solidariedade, intencionalidade e responsabilidade. Eles se detém pelo prejuízo material que se sofre e não pela intenção da ação, como vimos em nosso material de estudos e também através das histórias de Piaget. É primordial que nós, professores, estejamos sempre atentos aos acontecimentos durante esta preciosa construção de nossos alunos, pois deveremos intervir sempre que necessário, para podermos auxiliá-los a refletirem sobre as diferentes situações vivenciadas na escola e também fora dela.
No texto do filósofo Immanuel Kant também está registrado algo de muito importante, que nos diz como todo desenvolvimento passa por etapas, etapas estas que não devem ser queimadas, mas transpostas no seu devido tempo:
“Com respeito à habilidade e à prudência, tudo deve acontecer a seu tempo com o passar dos anos. Mostrar-se hábil, prudente, paciente, sem astúcia como um adulto, durante a infância vale tão pouco como a sensibilidade infantil na idade madura” KANT, Immanuel (1724-1804) - Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella - 3.ª Ed. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.
Finalizo esta postagem com um pensamento de Paulo Freire:
“Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social que tomamos parte.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário