domingo, 16 de agosto de 2009

Indio

Achei a unidade sobre o índio muito rica. Sempre soube que a forma como trabalhamos o índio na escola é muito superficial e cria uma imagem errada deste povo, mas não tinha idéia de como poderia fazer diferente, afinal, esta era a forma que eu havia vivenciado como aluna na escola. Sabendo que a velha forma de tratar a questão não acrescentava muito aos alunos (cocar e pintura no rosto no Dia do Índio), mas sem saber como fazer de forma diferente, acabava nem trabalhando a questão (afinal, meus alunos eram pequenos e teriam muitos anos para ver a mesma coisa no dia 19 de abril). Porém ao ler o texto e conhecer um pouco mais sobre o índio, consegui elaborar uma forma inteligente de estudar com as crianças o assunto. Conforme escrevi em meu trabalho:
Acredito que uma alternativa interessante de abordagem sobre o tema nas escolas para desmistificar a questão seria um projeto envolvendo toda a escola, onde a cada ano os lunos estudariam uma tribo indígena diferente, seus usos e costumes, identificando ao longo dos anos de estudo as semelhanças e diferenças entre as tribos. Desta forma acabaríamos com a generalização e mitificação em torno da figura do índio, construindo conhecimentos sólidos sobre o assunto.

Nenhum comentário: