Achei interessantíssimo o texto da professora e doutora em Educação Jaqueline Picetti "Significações de violência na Escola: Equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança?"
Escolhi esta sua fala para minha postagem, pois achei este o parágrafo mais relevante de seu estudo:
“Seria importante a escola inserir em seu contexto o respeito pelo processo de desenvolvimento moral, não tachando mais certos comportamentos como violentos, mas como características de uma determinada fase da construção da autonomia da criança, pois, para que o sentimento de justiça se desenvolva, são necessários o respeito mútuo e a solidariedade entre as crianças e os adultos.”
Debatendo com várias colegas do curso, a maioria a favor da sábia colocação do texto em questão, chegamos ao comum acordo: Como nenhuma de nós, professoras, havíamos pensado nisso? Se nosso aluno constrói seu conhecimento, passando por evoluções em seu nível de escrita, se seu processo de aprendizagem passa por diferentes estágios de desenvolvimento, como não seria da mesma forma a construção da moralidade na criança e, consequentemente, da não violência?
Importante ressaltar o que o mesmo parágrafo diz, sobre ser necessário o respeito mútuo e a solidariedade entre crianças e adultos. Alguns adultos exigem respeito da criança, mas não sabem respeitá-la. Muitos adultos exigem este respeito utilizando-se da própria violência, o que é um grande mau exemplo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário