domingo, 16 de agosto de 2009

Kant e a educação

Kant sugere o melhor para a humanidade: Que a Arte da Educação, a Pedagogia, deve desenvolver a natureza humana de tal forma que esta possa conseguir seu destino; que uma geração deve passar conceitos corretos de valores morais para a outra geração. A Arte de Educar deve ser um estudo profundo, uma Ciência, embasando conhecimentos e valores para que uma geração não venha a destruir o que foi edificado pela geração anterior. O princípio da pedagogia de máxima importância, o qual Kant cita que os homens devem ter ante seus olhos, é o seguinte: “Não se deve educar as crianças segundo o presente estado da espécie humana, mas segundo um estado melhor, possível no futuro, isto é, segundo a idéia de humanidade e da sua inteira destinação.”
Kant afirma que “O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz.”
Encerro a postagem com esta linda colocação de Kant:
A educação é uma arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações. Cada geração, de posse dos conhecimentos das gerações precedentes, está sempre melhor aparelhada para exercer uma educação que desenvolva todas as disposições naturais na justa proporção e de conformidade com a finalidade daquelas, e, assim, guie toda a humana espécie a seu destino. A Providência quis que o homem extraísse de si mesmo o bem e, por assim dizer, desse modo lhe fala: "Entra no mundo. Coloquei em ti toda espécie de disposições para o bem. Agora compete somente a ti desenvolvê-las e a tua felicidade ou a tua infelicidade depende de ti".

Nenhum comentário: