domingo, 16 de agosto de 2009

Dilemas éticos

O filme "O Clube do Imperador" traz uma lição importante sobre a ética profissional do professor. Uma cena que me fez refletir muito foi a correção das provas: o professor, sozinho em sua sala, corrige as provas dos alunos, de onde sairão os finalistas para o concurso da escola e modifica a nota de um aluno (que não estaria classificado) na melhor das intenções, pretendendo que o mesmo tome gosto pelos estudos. Ao fazer isto, prejudica outro aluno, que sempre sonhou em ganhar o concurso e, apesar de ter se dedicado, fica de fora da final. Quantas vezes como professor nos damos o direito de decidir a vida dos alunos, ou prejudicamos os bons alunos, tentando conquistar os que não estão interessados na escola. É claro que devemos tentar conquistar estes alunos, tentar trazê-los para nosso lado, mas ao analisar o filme, me dou conta de que usar meu poder de professor me coloca em muitas vezes em um dilema ético, e pela ética, devo ser justa com meus alunos.

Nenhum comentário: