domingo, 16 de agosto de 2009

Fases de Piaget: novas experiências

Este semestre o estudo dos estágios da aprendizagem, segundo Piaget, trouxe para mim uma nova aprendizagem: professora há três anos de crianças com idade entre um e três anos, vi muitas vezes meus alunos passarem do estágio sensório motor para o pré-operatório. Entretanto, minha visão do estágio pré-operatório era limitada, pois eu via apenas o início deste estágio, que se estende por tanto tempo (aproximadamente dos 3 aos 7 anos). Este ano, dando aula para crianças de 5 e 6 anos, pude ver o final deste estágio: representações da realidade e linguagem mais refinadas,
“a criança não consegue converter relações (como na relação direita-esquerda ou da relação ao oeste de...)” que para ela são absolutas, ou seja, a criança não consegue “percorrer um caminho cognitivo (seguir uma série de raciocínios, uma série de transformações num determinado evento, etc.) e então inverter mentalmente a direção, para reencontrar um ponto de partida não modificado” (FLAVELL, 1975, p.161).
Embora seja ainda o mesmo estágio, uma construção enorme foi feita dos 3 aos 6 anos, mas permanece a relação egocentrista com o conhecimento. Ver isto na prática foi uma experiência enriquecedora.

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