Ao estudar a unidade sobre Deficiência Mental, dentre outras coisas que aprendi, fiquei deslumbrada com uma delas: uma proposta de aula inclusiva feita em um dos textos de Formação Continuada a Distância sobre a Deficiência Mental. O texto falava sobre a sistemática de aula adotada pela maioria dos professores para "incluir" um aluno: "o professor escolhe e determina
uma tarefa para todos os alunos realizarem individualmente e uniformemente, sendo que para os alunos com deficiência mental ele oferece uma outra atividade facilitada sobre o mesmo assunto" (Batista; Mantoan, 2007). Para mim esta era a forma de incluir. Perdoem a ignorância, mas eu nunca havia imaginado outro jeito...
Foi inovador para mim a proposta das autoras: professor, dentro de um conteúdo, dá varias opções para os alunos (as autoras tomaram como exemplo o conteúdo sistema solar): elaboração de textos, a construção de maquetes do sistema planetário, realização de pesquisas em livros, revistas, jornais, internet, confecção de cartazes, leituras interpretativas de textos literários e poesias, apresentação de seminários sobre o tema, entre outras. Cada aluno escolhe uma forma para desenvolver seu aprendizado. O aluno com deficiência escolherá por ele mesmo algo qu consiga fazer, sem que o professor precise estipular o que ele consegue ou não. De quebra a proposta ainda "inclui" todos os alunos, possibilitando-lhes passar por cimas de suas dificuldades ao poderem escolher também a melhor forma de explorar o conteúdo
FANTÁSTICO!
REFERÊNCIAS
BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Mental. Disponível em: http//:portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf. Acesso em 14/01/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário