sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Leitura na educação infantil

A leitura sim, já havia pensado na educação infantil, entretanto a leitura mais livre, onde damos um livro para a criança para que ela leia (geralmente baseada nas figuras). Embora seja esta também uma atividade de letramento (pois auxilia as crianças a entrarem em contato com a leitura de histórias), as possibilidades da leitura na educação infantil não se encerram por aí.
Cuquerella, em seus relatos de aula com crianças entre 4 e 5 anos relatou uma experiência de leitura que achei fantástica pois, assim como ela, nunca tinha cogitado esta possibilidade.
Em uma de suas aulas estavam fazendo um texto coletivo (uma carta para uma amiga), as crianças ditavam e ela escrevia, depois lia para ouvirem a construção do texto que tinham criado. Ana Teberosky, ao assistir a aula, sugeriu que ela deixasse as crianças "lerem". Para a sua surpresa elas lembravam com detalhes o que tinham ditado e conseguiram ler a carta. A atividade segundo a autora, auxilia as crianças na construção de suas hipóteses sobre a escrita, uma vez que proporciona verificarem a correspondencia entre o que ditaram e o que está escrito.

“As possibilidades de realizar atividades concretas e os conhecimentos que as crianças têm são geralmente superiores às nossas previsões. Dado que o papel da escola é ampliar e servir-se dos conhecimentos que as crianças já têm, torna-se evidente que devemos viver todas as situações e usar todos os recursos que nos são apresentados, e não descartá-los jamais por condicionantes como idade” (Cuquerella, 1990)


REFERÊNCIAS

CUQUERELLA, Marta. Documentos de classe. In: TEBEROSKY, Ana. CARDOSO, Beatriz (org.) Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. São Paulo: Ed. Trajetória Cultural, 1990. p. 65-100


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