Foi bastante enriquecedor estudar a história da educação especial. Através deste estudo pude me dar conta de o quanto é recente a legislação sobre inclusão e do porque temos ainda tanto caminho a trilhar neste sentido. De acordo com Miranda, enquanto outros países já discutiam a educação dos portadores de necessidades especiais, nosso país saiu da fase de negligência só em 1950. Mesmo assim, nossos PNEE ainda foram segregados em escolas especiais por longo tempo. Só a partir da constituição de 88 começamos a tomar novos rumos, e a inclusão passa a ganhar força com a LDB de 96. Desta forma, estamos nesta caminhada há pouquissimo tempo! Em 1996 eu ainda estava no Ensino Fundamental (6a. série - hoje 7o. ano) e não me lembro de nenhum aluno de inclusão em minha escola...
Tamanha confusão e preconceitos que nos deparamos ao encarar a inclusão na escola de hoje podem ser compreendidos (mas não justificados)se pensarmos o quão recente ela é e o quanto ainda temos para debater sobre este assunto.
REFERÊNCIAS
MIRANDA, Aríete Aparecida Bertoldo . História, deficiência e educação especial. Disponível em: http://\v\vw.histedbr.fae.unicaiTip.br/reYÍsta/revis/revisl5/art_l 5.pdf. Acesso em 11/01/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário