sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Educação e Formas de Produção

Que a educação mudou de acordo com as necessidades da sociedade eu já sabia, entretanto não imaginava o quanto estas mudanças estavam intimamente relacionadas com as formas de produção e o mercado de trabalho
Durante muito tempo a educação foi influenciada pelo Taylorismo (nascimento das esteiras de produção, trabalhadores perdem a noção do todo e fazem as partes do produto). Na escola o conhecimento é fragmentado e são valorizadas as notas e não o conhecimento, como o salário ao invés da produção. Posteriormente o Toyotismo virá ditar novas mudanças: em um mercado de trabalho onde espera-se que o trabalhador colabore com a empresa, coloque seu conhecimento a disposição e seja flexível para assumir mais de uma tarefa ao mesmo tempo quando necessário, a escola também entra nesta roda.

Conceitos e propostas como as de "descentralização", "autonomia dos centros escolares”,“flexibilidade dos programas escolares", "liberdade de escolha de instituições docentes", etc., têm sua correspondência na descentralização das grandes corporações industriais, na autonomia relativa de cada fábrica, na flexibilidade de organização para ajustar-se à variabilidade de mercados e consumidores, nas estratégias de melhora de produtividade baseada nos círculos de qualidade, na avaliação e supervisão central para controlar a validade e o cumprimento dos grandes objetivos da empresa, etc. (Santomé, 1998)

REFERÊNCIAS

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As origens da modalidade de currículo integrado. In:______. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p.9-23

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