Outra aprendizagem significativa para mim quanto a Libras foi compreendê-la como LÍNGUA, e não simplesmente como meio de comunicação. Na escola que dou aula à tarde já havia ouvido relatos dos professores quanto à educação dos surdos (como leciono lá no turno da tarde não dei aula para eles, pois foram concentrados todos no turno da manhã em função da disponibilidade da intérprete), mas não conseguia compreender muito bem. Lembro de uma conversa da professora de português com a diretora, falando que os textos deles eram diferentes, que eles não usavamos conectores, etc. E me pergutava: mas como eles escrevem? Como aprendem o português? Se não usam conectores, como é a construção de seus textos? A visão que eu tinha era de que eles não conseguiam escrever textos "corretos" e que isto era "considerado" em função de sua "deficiência" - Fico até com vergonha agora... - Mas felizmente aprendi que não é assim.
Os surdos tem LIBRAS como sua primeira LÍNGUA, que tem suas particularidades para escrever, pois é uma língua diferente da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa é Língua Portuguesa e LIBRAS é LIBRAS. Elas não são a mesma coisa, portanto se escreve diferente em Libras e em Lingua Portuguesa.
LIBRAS é um língua formada pelos parâmetros:
- Configuração das mãos; |
- Locação; |
- Movimentos; |
- Orientação das mãos; |
- Expressão facial e/ou corporal |
Através dela pode se conversar sobre qualquer assunto, do mais concreto ao mais abstrato
3 comentários:
Jéssica,
passeando pela net, ne deparei com seu blog, li suas reflexões sobre seu curso de libras,exatamente qdo vc fala da ajuda de uma adolescente em seus trabalhos.Vc me emocionou muito, pq enho uma sobrinha e afilhada surda.Já é moça, mto esperta, cursou ens.médio propedêutico e proinfantil. Sofremos - a família e ela - no período q ela frequentou a escola,devido ao despreparo e interesse dos professores e ao preconceito
Jéssica,
passeando pela net, ne deparei com seu blog, li suas reflexões sobre seu curso de libras,exatamente qdo vc fala da ajuda de uma adolescente em seus trabalhos.Vc me emocionou muito, pq enho uma sobrinha e afilhada surda.Já é moça, mto esperta, cursou ens.médio propedêutico e proinfantil. Sofremos - a família e ela - no período q ela frequentou a escola,devido ao despreparo e interesse dos professores e ao preconceito
Jéssica,
passeando pela net, ne deparei com seu blog, li suas reflexões sobre seu curso de libras,exatamente qdo vc fala da ajuda de uma adolescente em seus trabalhos.Vc me emocionou muito, pq enho uma sobrinha e afilhada surda.Já é moça, mto esperta, cursou ens.médio propedêutico e proinfantil. Sofremos - a família e ela - no período q ela frequentou a escola,devido ao despreparo e interesse dos professores e ao preconceito
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